Empresário potiguar recebe Título de Cidadão Pernambucano

João Claudino Fernandes sempre incentivou a arte e a poesia do Pajeú

WhatsApp Image 2017-11-15 at 14.15.24Em uma noite de muita música e poesia, o empresário João Claudino Fernandes se tornou cidadão pernambucano. Por iniciativa do deputado estadual Waldemar Borges, o responsável pelo Grupo Claudino, um dos principais conglomerados empresariais do Nordeste, recebeu o título na noite desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Natural do Rio Grande do Norte, João Claudino emprega hoje 18 mil pessoas em suas empresas que atuam em vários segmentos, como shopping centers, frigoríficos, editoras, lojas de departamento, além de fábricas de tecidos, colchões, móveis e bicicletas. Mas foi muito mais por sua contribuição para a arte e poesia, principalmente dos artistas do Sertão do Pajeú, que o levaram a receber o Título de Cidadão Pernambucano.

Incentivador  da cultura sertaneja, João Claudino vem viabilizando a produção literária de inúmeros poetas pernambucanos através da Gráfica e Editora Halley,  com mais de dez mil exemplares já editados.  Além do apoio no mercado editorial,  o empresário promove anualmente o Festival Artes de Março – que acontece no Teresina Shopping, evento que apresenta exclusivamente artistas do Pajeú pernambucano.

“O senhor vem aqui lastreado nas cordas das violas de nossos cantadores, com a força de nossos declamadores, com a genialidade da pena de nossos cordelistas. Sua sensibilidade é o que o traz aqui, na medida em que ela é responsável pelo apoio que o senhor tem dado de uma maneira generosa, grandiosa, a essas expressões culturais do estado de Pernambuco e do Nordeste. Não é exatamente apenas o que o senhor conseguiu construir de pedra e cal que o traz aqui. É, sobretudo, o que o senhor conseguiu distribuir de generosidade, de solidariedade, que faz com que nós todos o admiremos e o respeitemos”, disse o deputado Waldemar Borges em seu discurso.

João Claudino assegurou se sentir orgulhoso por se tornar um pernambucano. “Aqui neste Estado recebi muitas lições de vida. O pernambucano é um povo maravilhoso e tudo isso está acontecendo pela sua bondade; eu apenas sou um apaixonado por essa terra e, a partir de agora, mais ainda”, declarou. “Quero agradecer ao deputado Waldemar Borges, que fez esse gesto tão bonito e tão emocionante pra mim. E quero estender esses agradecimentos a todo Pernambuco”, acrescentou. E em poesia finalizou sua fala: “agradeço a Pernambuco, um berço de inspiração, e a cada um dos presentes, minha eterna gratidão. Ganhei, além de um estado, um território encantado, que me acolheu cidadão”.

O deputado Tony Gel presidiu a cerimônia, que contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias; do chefe de Gabinete do Governo de Pernambuco, João Campos, representando o governador Paulo Câmara; do senador pelo Piauí, Elmano Ferrer, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdecir Pascoal; do deputado federal Tadeu Alencar, do deputado estadual Odacy Amorim, dos filhos e familiares de João Claudino, além de muitos cantadores e poetas.  Artistas como Santanna, o sanfoneiro Luizinho e os repentistas Valdir Teles e Edmilson Ferreira, entre outros, fizeram apresentações durante a solenidade.