Requerimento 2801/2021

TEXTO COMPLETO

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado Voto de Congratulações ao Excelentíssimo Senhor Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique de Barros Falcão, por sua eleição como Acadêmico Benemérito da Academia Pernambucana de Ciências (APC), em reunião realizada por aquela instituição no dia 25 de março do corrente ano.

JUSTIFICATIVA

O professor Pedro Henrique de Barros Falcão tem uma história de vida dedicada à educação pública e à luta pela democratização do conhecimento científico.

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em Ciências na área de biologia celular e molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade da Bahia (UFBA), professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco, ocupou importantes cargos em sua carreira, a destacar, secretário-executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2014); presidente do  Conselho Regional de Biologia da 5ª Região; coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Pernambuco (UPE); vice-diretor e diretor do campus Garanhuns e pró-reitor Administrativo da UPE. Eleito por professores, funcionários e alunos, está atualmente em seu segundo mandato como reitor da UPE, instituição que muito nos orgulha  por sua excelência educacional e referência no ensino superior, contando com 15 campis (os de Arcoverde e  Serra Talhada inaugurados em seu primeiro mandato) e 54 cursos de graduação.

Por sua sólida experiência administrativa e trajetória profissional irretocável de notório saber, o reitor Pedro Falcão foi convidado e eleito por unanimidade pelos membros da Academia Pernambucana de Ciências, passando a integrar a referida instituição como o primeiro Acadêmico Benemérito nos 43 anos de atividades da APC. Sua posse oficial acontecerá no mês de outubro.

Na Academia Pernambucana de Ciências, entidade sem fins lucrativos fundada em 7 de janeiro de 1978, o reitor Pedro Falcão junta-se a 85 sócios. Homens e mulheres, abnegados cientistas de diversas áreas, irmanados na produção de conhecimento,  no debate de temas relevantes para Pernambuco e para o Brasil, em diálogo permanente sobre a importância da ciência para a sociedade e para o desenvolvimento do país.

Saudamos o ingresso do reitor Pedro Falcão na Academia por ser ele uma voz qualificada e necessária neste momento em que o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação resiste a ataques virulentos e ao processo de desmonte imposto pelo Governo de Jair Bolsonaro, que coloca a produção científica nacional sob risco de um apagão.

Pelas razões acima expostas, julgo ser justo o Voto de Aplausos que ora solicito, tendo a certeza de que meus pares me acompanharão, à unanimidade, nesta justa homenagem.