Requerimento 3017/2021
TEXTO COMPLETO
Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado Voto de Aplausos a Rhayann Lucas Vasconcelos Damasceno, CEO da empresa Acelere Educação, pela criação do projeto Acelere no Enem.
JUSTIFICATIVA
Criado em agosto de 2020 pelo pernambucano Rhayann Lucas Vasconcelos Damasceno, jovem visionário que sempre acreditou no poder transformador da educação de qualidade, o projeto Acelere no Enem entra em 2021 com metas proporcionais à disposição dos seus idealizadores e voluntários: assegurar a pelo menos 500 mil alunos de todas as regiões do Brasil, matriculados em redes públicas ou privadas de ensino, um bom preparo para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), hoje o maior vestibular em curso no país, disputado por mais de cinco milhões de brasileiros que buscam uma vaga no ensino superior, e dos quais mais de 80% dos inscritos são estudantes de baixa renda. O Acelere no Enem é um curso online, totalmente gratuito, com a participação de professores renomados. A intenção para este ano é realizar mais de 70 aulões semanais, com monitoria, simulados, material de ensino para os inscritos e, inclusive, um aplicativo exclusivo.
Não há dúvidas de que os planos de Rhayann Lucas se tornarão realidade e de que seus sonhos ajudarão a transformar as vidas de milhares de brasileiros. Desafiando grandes obstáculos – entre eles a própria pandemia de Covid-19 que alterou a preparação dos vestibulandos com a suspensão das aulas presenciais -, ele conectou, no ano passado, 84 mil estudantes dos 184 municípios pernambucanos (além do Arquipélago de Fernando de Noronha) ao projeto Acelere no Enem. Criou uma rede de parcerias com instituições de ensino, empresas de internet e professores voluntários para levar não apenas conteúdos aos jovens, mas também esperança ao reivindicar igualdade de oportunidades e uma maior democratização no acesso ao ensino superior com o seu projeto inovador. Seu feito foi reconhecido internacionalmente, sendo selecionado como um dos 30 melhores projetos em execução no país pela Brazil Conference – Harvard & MIT.
É um orgulho para todos os brasileiros, sobretudo para os pernambucanos, acompanharmos os esforços e a dedicação do jovem Rhayann, que no alto dos seus 24 anos de idade e apenas com determinação, coloca-se como instrumento poderoso de transformação e inclusão social em um país marcado pela desigualdade. Gratificante saber que a despeito de tantos ataques à educação, como os proporcionados pelo Governo Bolsonaro – que tem a área como principal alvo de cortes orçamentários -, seu entusiasmo reverbera e estimula o engajamento de outros tantos brasileiros que diariamente se colocam a serviço do futuro do país.
Diante do exposto, considero o Voto de Aplausos proposto uma oportunidade desta Casa reconhecer mais um bravo guerreiro nascido em terras pernambucanas.

