Requerimento 807/2019

TEXTO COMPLETO

Requeremos a Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado Voto de Pesar pelo falecimento da Sra. Lia de Brito Alves, ocorrido no último dia 12 de agosto na cidade do Recife.

JUSTIFICATIVA

Grande dama da sociedade pernambucana, generosa e filantropa: todas essas qualidades descreviam, segundo os amigos e familiares, Lia de Brito Alves. No último dia 09 de maio foi comemorado o centenário de dona Lia, em uma celebração digna da passagem da data.

A vida de Lia foi marcada pela bondade e pela doação irrestrita as causas mais nobres e singelas. Foi voluntária do Banco da Providência, organização social fundada em 1959 por Dom Helder Câmara, que promove a redução da desigualdade e erradicação da pobreza. Também atuou no Lar do Nenen, organização não-governamental que acolhe crianças de 0 a 3 anos, em caráter temporário, que se encontram em situação de risco. Foi por iniciativa de dona Lia a conquista da sede no bairro da Torre.

Da união com o renomado homem público, Dr. Antonio de Brito Alves, exímio advogado pernambucano e desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, tiveram como frutos da relação a ex-defensora pública geral de Pernambuco, Marta Freire, e o advogado e engenheiro de pesca José de Brito Alves Neto. Além dos filhos, dona Lia deixou cinco netos e cinco bisnetos.

A figura de Lia de Brito Alves é sinônimo de amparo, auxílio e altruísmo. Quando pessoas de sua estirpe deixam o seio da nossa sociedade, lacunas são abertas, e são difíceis de serem preenchidas.

Em nome de Marta Freire, querida pessoa que privo de longeva amizade, ofereço nossas condolências a toda à família e amigos enlutados.

Perante o exposto, solicito aos meus pares a aprovação deste requerimento.