Pronunciamento do líder do Governo, deputado Waldemar Borges, realizado durante a Reunião Solene em homenagem aos 180 anos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco

08.04.2015

Reunião Solene em homenagem aos 180 anos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco

Pronunciamento do líder do Governo, deputado Waldemar Borges

Senhor presidente, deputado Guilherme Uchoa, senhores deputados e deputadas aqui presentes, demais autoridades, senhoras e senhores:

Hoje comemoramos os 180 anos da história deste Poder. Data de abril de 1835 a instalação daAssembléia Legislativa Provincial de Pernambuco, no Forte do Matos, no Bairro do Recife. A construção desta sede, onde hoje nos encontramos,  teve início em 1870e foi inaugurada em 1° de março de 1875. A solenidade, porém, não aconteceu com o prédio concluído, posto que a obra só foi entregue definitivamente quase um ano depois, no dia 20 de janeiro de 1876.

Ao longo de todo esse período, esta Assembleia Legislativa passou por inúmeros momentos, muitos altivos e de afirmação de uma Casa que representa a vontade popular, e outros que merecem ser lembrados apenas para que jamais se repitam, como o que interrompeu os trabalhos deste Poder, em 1937, com o Golpe de Estado de Getúlio Vargas, e em 7 de fevereiro de 1969, com o decreto do Ato Complementar nº 47, que fechou novamente as casas legislativas, as quais vieram a ser  reabertas  em 1º de junho de 1970.

O que não mudou ao longo de todo esse tempo foi a missão essencial desta Casa, que é a de resguardar o Estado Democrático de Direito. E mais: o de ser o desaguadouro dos anseios da população, em toda a sua diversidade, na pluralidade das suas expressões e na complexidade, e muitas vezes até antagonismos, dos seus interesses. Em todos os momentos, os que aqui chegam pela vontade das urnas, refletem o pensamento, os valores, os sonhos e as necessidades da gente pernambucana. Nesta Casa, os debates, as opiniões e os interesses mostram-se mais vigorosos e espelham o variado mosaico humano da sociedade em que vivemos.

Hoje comemoramos a importância deste Poder  e a imprescindibilidade do seu papel. Há 180 anos esta Casa de Joaquim Nabuco faz parte efetiva da história dos pernambucanos. E é nos debates que agasalha, nas divergências que expõe, nas convergências que constrói, nos valores democráticos que resguarda, que este Poder ajuda a traçar caminhos de inclusão, sobretudo para os segmentos sociais que ao longo da história deste País mais precisam da presença das políticas públicas aqui debatidas e consagradas.

A data de hoje, senhor presidente, senhoras deputadas, senhores deputados, meus senhores e minhas senhoras é de congratulação a esse Poder, esteio da democracia que nasce a cada dia legitimado na defesa das aspirações da gente pernambucana.  Saudar os 180 anos desta Casa é, portanto, um momento de afirmação da própria democracia. E quando constatamos que em nosso País, em toda sua história, o regime democrático apenas agora consegue completar trinta anos de existência ininterrupta, constatamos também o quanto ainda temos a percorrer no amadurecimento da democracia para ela se consolide, e possa cumprir o seu papel de garantir justiça social, com liberdade, respeito e igualdade de oportunidades a todos. Por isso, saudamos os 180 anos da Assembléia Legislativa de Pernambuco, mas saudamos, com igual ênfase, a própria democracia, razão de ser desta Casa.

Viva o patrono deste Poder, Joaquim Nabuco visionário que sempre esteve à frente do seu tempo, em defesa dos injustiçados, e que ainda hoje é bandeira apontando no sentido das melhores causas da humanidade; viva os que aqui chegaram pela vontade do povo expressa nas urnas; viva os que daqui foram arrancados dos seus mandatos pela força covarde das ditaduras; viva o povo, que exige ser respeitado e atendido pelos seus representantes nos seus direitos, alguns  elementares e historicamente ignorados; viva a Assembléia Legislativa de Pernambuco; viva a democracia!

* Pronunciamento do líder do Governo, deputado Waldemar Borges, na Sessão Solene comemorativa aos 180 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 08.04.2015.