Indicação nº 1721/2019

TEXTO COMPLETO

Indicamos a Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja feito apelo a Sra. Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura de Pernambuco, que adote as medidas necessárias, junto a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), para incluírem o açude Engenheiro Francisco Saboia, conhecido como Poço da Cruz, no município de Ibimirim, no fluxo de abastecimento do canal da transposição do Rio São Francisco, compreendido no eixo leste da referida obra.

JUSTIFICATIVA

A presente indicação em tela solicita a Sra. Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura de Pernambuco, que adote as medidas necessárias junto a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), para incluírem o açude Engenheiro Francisco Saboia, conhecida como Poço da Cruz, no município de Ibimirim, no fluxo de abastecimento do canal da transposição do Rio São Francisco, compreendido no eixo leste da referida obra.

Vale salientar que, no projeto inicial da transposição do Rio São Francisco, já estava prevista a perenização do açude Engenheiro Francisco Saboia, por se tratar de um reservatório com capacidade de 500 milhões de metros cúbicos e possuir um perímetro irrigável de aproximadamente 8 mil hectares. Destaque-se, ainda, que a mesma é de fundamental importância para cerca de 500 famílias que trabalham neste perímetro, constituindo uma fonte importantíssima de renda e de fortalecimento da economia da região.

No dia 09 de junho de 2017 foi realizada audiência pública na Câmara de Vereadores de Ibimirim, para discutir a inclusão do reservatório no programa de abastecimento da transposição do São Francisco, que previa a perenização do referido reservatório, já que existe um ramal da transposição que leva água a barragem de Copiti, em Custódia, que fica a um raio de 20 km do Poço da Cruz.

Perante o exposto, solicito aos meus pares a aprovação desta indicação.