Indicação nº 3801/2020
TEXTO COMPLETO
Indicamos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado apelo ao Exmo. Sr. Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, no sentido de criar as condições necessárias à promoção do “Festival São João na LIVE”, através da contratação de artistas vinculados aos festejos juninos em nosso estado, para que realizem shows através da modalidade virtual denominada de LIVES, dentro de uma programação a ser definida pelo Governo do Estado.
JUSTIFICATIVA
A presente indicação tem por objetivo sugerir ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a criação do Programa “Festival São João na LIVE” e o respectivo auxilio financeiro para os profissionais do segmento artístico e cultural de Pernambuco, na intenção de mitigar os problemas sociais e econômicos, causados pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, o COVID-19.
No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde – OMS, classificou como pandemia o novo coronavírus, diante desta classificação o Governo de Pernambuco adotou várias medidas para amenizar os possíveis impactos que o referido vírus poderia causar na sociedade pernambucana.
Uma dessas medidas estratégicas para o combate à disseminação do vírus foi o isolamento social, estabelecendo através do Decreto Estadual n 48.837 de 23 de março de 2020, a proibição de reuniões e aglomerações de mais de 10 (dez) pessoas. O setor que primeiro se impactou foi o cultural, dado que o isolamento social tirou do mercado, imediatamente, uma boa leva de produtores culturais, cantores e músicos que ganhavam a vida pelos bares e bailes da vida da capital.
Como a quarentena impediu aglomerações, os artistas ficaram impedidos de ir onde o povo está. Além dos danos materiais e físicos causados pelo isolamento social, que embora seja extremamente necessário, causa ainda um agravante psicológico, que é o fato de lidar com a não apresentação e a não possibilidade de se manifestar artisticamente em público.
Diante das dificuldades que muitos artistas pernambucanos estão passando, sugerimos ao governador a criação do Programa “Festival São João na LIVE” e o respectivo auxilio financeiro, uma renda temporária aos profissionais do segmento artístico e cultural, principalmente os que sobrevivem exclusivamente da sua arte.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, artistas de todo o mundo e de segmentos diversificados têm se apresentado digitalmente por meio de lives, contribuindo para a interação social e o entretenimento durante o período de isolamento. Além dos pocket shows individuais, estúdios de música têm organizado e incentivado a realização de festivais virtuais com data e hora marcada.
Por compreender a importância social e econômica desempenhada por esses referidos profissionais, encaminho a presente indicação ao excelentíssimo governador, acreditando que os meus ilustres pares haverão de conferir o necessário apoio a esta propositura para sua aprovação.


