Pronunciamento do líder do Governo, deputado Waldemar Borges, durante Reunião Solene que concedeu o Título de Cidadã Pernambucana à Senhora Ana Cláudia Callou Matos.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO

GABINETE DO DEPUTADO WALDEMAR BORGES

03.08.2016

Pronunciamento do líder do Governo, deputado Waldemar Borges, durante Reunião Solene que concedeu o Título de Cidadã Pernambucana à Senhora Ana Cláudia Callou Matos.

Senhor presidente, senhores deputados, senhoras deputadas, meus senhores, minhas senhoras:

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza nesta noite Reunião Solene para prestar homenagem a uma pessoa que, acima de títulos e postos que ocupou e que vem ocupando ao longo de sua vida profissional, tem entre as suas muitas qualidades, a de não abandonar seus sonhos; de acreditar que eles, assim como nós, amadurecem e  frutificam.

Cearense, natural do município do Crato, Sertão do Cariri, Ana Cláudia Callou Matos, assistente social sanitarista por formação e atual secretária executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde, é uma pessoa de fortes convicções e tem feito da sua vida um testemunho de solidariedade e comprometimento com a justiça social.

Aos 14 anos, mudou-se para Pernambuco para estudar. Aos olhos da menina, Recife se mostrava como a cidade grande capaz de ajudá-la a concretizar  outros tantos objetivos e o que viria a assumir como missão de vida: contribuir para a mudança do mundo a partir de uma profunda transformação da sociedade.

Hoje, Ana Callou, agraciada pela Assembleia Legislativa, torna-se formalmente uma cidadã de Pernambuco – título conquistado por sua dedicação às melhores causas do povo pernambucano. Essa homenagem nos deixa duplamente orgulhosos  porque nos permite destacar uma trajetória profissional marcada pela ética, responsabilidade, dedicação e compromissos com a saúde pública e, não menos importante, ratificar o que Ana conhece bem:  os sonhos não envelhecem, como diz o menestrel Milton Nascimento.

Envolvida com as questões sociais desde a época de estudante,  Ana sempre defendeu as bandeiras em favor do Sistema Único de Saúde, valorização do ser humano e do respeito aos cidadãos. Por coerência com tais bandeiras, tornou-se assistente social e antes mesmo de se formar, fez a opção pela saúde pública como espaço de militância e de trabalho.

Sanitarista especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Pernambuco – UPE, Ana Callou também se especializou em Planejamento e Gestão pelo Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – IMIP, sendo ainda mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Entrou no serviço público como estagiária trabalhando na Diretoria de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde. Sua atuação ao lado de profissionais abnegados, com profunda compreensão da missão  de servir, confirmaram aspirações  antigas e renovaram sua disposição  na luta por um sistema de saúde público inclusivo e  feito para todos os cidadãos.

Ainda profissional, assumiu a Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Olinda; também foi gerente do Distrito Sanitário II, em Recife, e, ainda, gerente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho. Também coordenou ações de saúde do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco – Promata.  Retornando à Secretaria de Saúde, atuou na Gerência de Tuberculose para, logo depois, assumir a Superintendência de Planejamento e Gestão onde ficou entre os anos de 2007 e 2008.

Em janeiro 2009, assumiu a Secretaria de Saúde do município do Carpina. Naquele período foi eleita, por aclamação, para presidir o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco (COSEMS) até maio de 2014.

Entre janeiro de 2013 e maio de 2014 exerceu a função de diretora-adjunta da região Nordeste do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), estando, ainda, à frente da Secretaria de Saúde do município de Paudalho. Retornando à Secretaria Estadual de Saúde em junho de 2014, ocupou a função de secretária executiva de Coordenação Geral onde permanece, ainda, como representante, conselheira gestora do Conselho Estadual de Saúde.

Muitos foram os caminhos trilhados por essa mulher e profissional que hoje homenageamos pela dedicação ao serviço público. Acredito que os desafios continuam a estimulá-la a seguir em frente, com a mesma garra daquela menina de 14 anos que deixou o Ceará em busca do seu sonho de mudar o mundo. Pernambuco tem orgulho de formalizar a cidadania, como já disse,  conquistada por alguém sempre instigada pelo desejo de contribuir para que as mudanças aconteçam e que possamos todos viver em mundo  mais justo, fraterno, respeitoso tolerante e igualitário.

Bem-vinda, Ana, Hoje os deputados pernambucanos têm a honra de transformar em Resolução uma condição, como já disse, que você conquistou ao longo de mais de 30 anos de dedicação às melhores causas da nossa gente.

Obrigado.